Tem dado o que falar nos bastidores (ainda) a transferência de importante estrutura das Loterias da Caixa para a subsidiária Caixa Loterias, projeto antigo que tinha como objetivo segregar as Loterias da gestão direta do banco. Nunca é demais lembrar que essa era a estratégia das gestões anteriores de tentar privatizar o banco por meio de suas operações. Em 2023 as Loterias da Caixa arrecadaram R$ 23,4 bilhões dos quais R$ 9,2 bilhões retornaram para sociedade em áreas como segurança, esporte e educação. Fica o alerta: estamos de olho!
Semana decisiva para definição do novo representante no CA da Caixa
Começa hoje e vai até o próximo dia 14 o segundo turno da eleição para representante dos empregados no Conselho de Administração da Caixa. Fabiana Uehara e Antônio Messias Bastos disputam o voto dos empregados da ativa.
Abstenção alta
No primeiro turno chamou atenção a alta abstenção: mais de 70% dos empregados não votaram. Agora é observar se os candidatos conseguirão sensibilizar o eleitor
Comitê abriu espaço para propostas
Na última sexta-feira (08) o Comitê realizou uma Live histórica em seu perfil no Instagram. Os dois candidatos comparecerem e responderam sobre Saúde Caixa, o papel do banco público, combate ao assédio, como evitar o uso político da instituição e qual o futuro da empresa nos próximos anos. O conteúdo está gravado no perfil do Comitê no Instagram e Youtube.
Dia da Mulher na Caixa: de chorar
Sinal dos tempos atuais, de baixa preocupação com a representação feminina no banco, o Dia Internacional praticamente passou despercebido na Caixa. Enquanto o Banco do Brasil deitou e rolou, patrocinando um Festival de Cultura e desenhando uma série de outras ações de visibilidade, na Caixa as mulheres da Matriz se contentaram com uma reunião às pressas e alguns chocolates como prêmio de consolação. Detalhe: as próprias mulheres grampearam mensagens impressas nos bombons.
Não custa lembrar
Até agora todas as mudanças promovidas nas VPs pela nova gestão resultaram na troca de mulheres por homens.
Equidade de gênero? Estudem mais!
Durante a reunião na Caixa, com a presença de várias mulheres, um dos executivos de importante área estratégica do banco deu uma solução no mínimo controversa para garantir a equidade de gênero. Em sua fala, disse que a falta de equidade nos cargos de gestão era um absurdo mas que as mulheres deviam alterar a realidade estudando mais e “correndo mais atrás”.
Banco na Tia Zélia
Enquanto isso, ainda no dia 08 de março, a presidenta do Banco do Brasil, Taciana Medeiros, almoçou com presidente da República no restaurante Tia Zélia, tradicional reduto da esquerda em Brasília.
Por falar em Cultura
A Caixa Cultural, que tanto sofreu nas mãos da gestão Pedro Guimarães, ficou duas semanas sem programação por conta da demora da direção do banco em aprovar a pauta. Qual seria o motivo?
Aniversário do Comitê
No último dia 09 de março o Comitê completou dois anos de luta em defesa da Caixa e atuando como um farol de resistência e conquistas.