Com a iniciativa, presidenta Rita Serrano fortalece a Caixa.
Desde o início de sua gestão, a presidente da Caixa, Rita Serrano, trabalhou para prolongar o repasse dos recursos ao Tesouro sob o argumento de que o cronograma anterior, firmado em 2022, poderia comprometer os índices de liquidez da instituição financeira.
Sua persistência recebeu sinal verde do Tesouro Nacional para alongar o pagamento de R$ 18,1 bilhões aos cofres da União até 2030, ante o prazo anterior de 2026. Agora, o novo cronograma segue para análise do Tribunal de Contas da União (TCU), que terá de dar aval a proposta.
A Caixa desempenha um papel crucial no sistema financeiro nacional, atuando em diversas áreas, como habitação, infraestrutura, programas sociais, crédito rural, entre outros. Por ser uma instituição financeira estatal, suas ações e decisões estão diretamente ligadas às políticas e diretrizes estabelecidas pelo governo.
A decisão da STN expressa o compromisso do governo com o fortalecimento do papel da Caixa.
A importância de um banco público comprometido com o desenvolvimento do país e com o povo, como é o caso da Caixa Econômica Federal (CAIXA), é significativa em várias dimensões.
Os bancos públicos desempenham um papel fundamental no sistema financeiro de um país, indo além das atividades dos bancos privados e visando objetivos que vão além do lucro.
Portanto, o governo trabalha as diversas políticas para promover a igualdade, a justiça social e o bem-estar da população em geral, com atenção especial aos grupos historicamente marginalizados e vulneráveis. A coerência é fundamental para que as ações do governo estejam alinhadas com esses objetivos.
Sendo a CAIXA a instituição que tem a “cara” do povo, porque sete em cada dez brasileiros têm algum vínculo com a instituição, o que a torna uma das maiores do mundo.
Esta ação se soma a muitas outras, a de tornar a Caixa o maior banco habitacional do mundo, o segundo no financiamento da agricultura entre outras marcas da gestão.
Um dia importante para a Caixa e para os seus gestores no trabalho de reconstrução do país.