CAIXA, um bem público na vida das pessoas.

Lula é diplomado Presidente da República e destaca compromisso com o povo brasileiro

Em frente ao TSE, militância petista destaca a vitória da democracia e a esperança de dias melhores

 

Nesta segunda-feira (12), quando Luiz Inácio Lula da Silva é diplomado, pela terceira vez, Presidente da República, o país respira novamente o ar da liberdade, da tolerância, do respeito à diversidade e, sobretudo, da defesa da população brasileira em sua integral pluralidade.

Durante a cerimônia, Lula dedicou ao povo brasileiro o diploma de presidente eleito e reforçou o compromisso de fazer um país mais desenvolvido e justo. “É com o compromisso de construir um verdadeiro Estado democrático, garantir a normalidade institucional e lutar contra todas as formas de injustiça, que recebo pela terceira vez este diploma de presidente eleito do Brasil, em nome da liberdade, da dignidade e da felicidade do provo brasileiro.”

A cerimônia de diplomação encerra o período eleitoral e simboliza um duro golpe nas manifestações golpistas e antidemocráticas contra o processo democrático. Sobre isso, Lula afirmou que o diploma entregue “é de parcela significativa do povo que conquistou o direito de viver em democracia.”

O ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, também discursou durante a diplomação e destacou a conformidade do processo eleitoral. “A diplomação da chapa é o reconhecimento da lisura do pleito, da legitimidade política conferida soberanamente.”

 

Enquanto isso, nas ruas

Em frente ao Tribunal Superior Eleitoral chamou atenção a militância que comemorava o processo de diplomação do presidente eleito Lula. Além de membros do PT que atuaram nas gestões Lula e Dilma, estavam presentes os movimentos populares, entre eles o Comitê Popular de Luta em Defesa da CAIXA.

O ex-ministro Gilberto Carvalho, em entrevista para o Comitê comentou a diplomação do presidente eleito Luis Inácio Lula da Silva e destacou a importância do momento. “É muito simbólico que enquanto Lula receba o diploma pela terceira vez, nós estejamos aqui, na rua. Porque esse vai ser o símbolo do que precisamos manter nos próximos 04 anos, com o povo presente na organização de base, na luta e na mobilização.”

Carvalho destaca os compromissos do governo eleito com o país, ressaltando a importância do alinhamento entre o a atuação institucional e da militância. “A gente se compromete, o Lula lá e nós aqui, em honrar tudo aquilo que falamos na campanha, sobretudo devolver a dignidade, a esperança e a vida pro povo brasileiro”

Márcia Kumer, coordenadora do Comitê Popular de Luta em Defesa da CAIXA, ressaltou que o processo de diplomação representa a oficialização de uma mudança institucional. Sobre o movimento de militância que se formava em frente ao Tribunal Superior Eleitoral durante a diplomação, Márcia complementou, “é o grito, o canto, a felicidade e a esperança de que o país volte a normalidade com alegria e dignidade.”