CAIXA, um bem público na vida das pessoas.

PEC do Povo no Orçamento: primeiro gol de placa do futuro governo

Mesmo antes de assumir o cargo por direito, o “governo de fato” alcança sua primeira e fundamental vitória: o plenário do Senado aprovou, hoje (07/12), a PEC 32/2022, que vem sendo chamada por Lula de “PEC do Povo no Orçamento” e foi proposta pela equipe do presidente eleito. O texto recebeu votos 64 favoráveis e 16 contra, em dois turnos. Golaço do futuro governo, que mostra que responsabilidade fiscal é também não deixar o povo passando fome.

 

Vai dar trabalho desalojar os esqueletos

Pouco a pouco o Grupo de Transição do futuro governo vai encontrando os esqueletos deixado pela desastrosa gestão Bolsonaro: Ministério da Educação terá, em 2023, o menor repasse dos últimos 13 anos e 14 mil estudantes de medicina e os bolsistas de mestrado, doutorado e pós-doutorado da Capes ficarão sem a assistência financeira do governo já em dezembro. Já no tocante à Habitação, atual governo deixou somente 5% do valor necessário para retomar construção de moradias: “Governo Bolsonaro é um cemitério de obras paradas”, disparou deputado federal eleito e integrante do GT Cidades, Gulherme Boulos (PSOL).

 

Até em Haia

Governo Bolsonaro está inadimplente até com a contribuição anual do Brasil ao Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia. Segundo o GT de Relações Exteriores figuramos como maior devedor do Tribunal. Um vexame que faz jus a estratégia de tornar o país pária mundial.

 

Mulheres nos bancos públicos

Segundo noticiou a jornalista Bela Megale (O Globo) Lula já teria cravado ao menos uma características dos nomes para comando da CAIXA e do BB: serão mulheres.

Rita Serrano “Rompendo Barreiras”

A conselheira eleita pelos empregados para integrar o CA da CAIXA, Rita Serrano, lança no próximo dia 10 de dezembro, o seu novo livro “Rompendo Barreiras”. A obra reconstrói a trajetória de sua vida, recuperando eventos importantes da política regional e nacional. Além da trajetória de Rita, o livro ainda reúne uma seleção de artigos da autora que versam sobre a defesa da CAIXA e das empresas públicas, a experiência da participação dos trabalhadores em conselhos de administração, e também sobre a importância da participação de mulheres em espaços de poder. Rita Serrano é autora de outros livros, entre eles “Caixa, banco dos brasileiros”, lançado em 2018, que trata sobre a história da Caixa Econômica Federal. O lançamento será no dia 10 de dezembro, a partir das 17h, em um sarau na sede do Sindicato dos Bancários do ABC. A obra também será disponibilizada em plataformas digitais em versão e-book.

 

Um novo futuro na CAIXA

O documento apresentado pelo Comitê ao presidente Lula com 330 propostas recebidas por empregados, empregadas, aposentadas e aposentados de todo o país, continua repercutindo e já tem mais de 2.000 visualizações no site do Comitê.

 

Pesquisando futuro com nossos seguidores

Para melhorar ainda mais nossos conteúdos, ações e o planejamento para 2023 o Comitê lançou questionário com algumas informações fundamentais para melhorarmos nosso trabalho e nos aproximarmos ainda mais dos nossos seguidores. O questionário está disponível em nosso site e já teve centenas de respostas em apenas dois dias.

 

No forno

O Comitê também está preparando uma retrospectiva e balanço de atividades do ano de 2022. Foram dezenas de ações nas ruas e nas redes que fizeram a diferença para a defesa da CAIXA

 

Fale com o Beto: comitepopularemdefesadacaixa.df@gmail.com e 61-98161-1955