Na manhã da última quarta-feira (30), Lula postou em suas redes sociais a entrega de um caderno de propostas elaboradas pelos bancários e também por especialistas que fazem parte do comitê. Nele há uma série de diretrizes, debatidas à exaustão, que acreditam que melhoraria não só a situação da Caixa, mas também a situação do País. Grandes veículos de imprensa do país como O Globo, Valor Econômico, Reconta Aí, Diário do Centro do Mundo e Folha de São Paulo.
O portal Reconta aí, destacou que “O Comitê Popular de Luta em Defesa da Caixa foi criado meses antes da eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e parece que não terá fim com a subida do presidente petista ao poder. Ao contrário, segue trabalhando intensamente para identificar os principais problemas do banco e mostra que os empregados – aposentados e da ativa – compreendem perfeitamente o papel que a Caixa pode ter para o desenvolvimento do Brasil”. Já o Valor Econômico destacou que o documento entregue a Lula pede que a Caixa institua unidades de negócio para atuar na renegociação de dívidas e recuperação de créditos inadimplentes, “por meio de estratégias que propiciem a renegociação de dívidas e limpa nome, com ações de educação financeira e adequação dos pagamentos às condições financeiras dos indivíduos”. O Valor também destacou o pedido de revisão da política de concessão de crédito consignado para beneficiários do Auxílio Brasil.
O Diário do Centro do Mundo destacou que o documento entregue ao presidente eleito “foi elaborado por um comitê de funcionários da Caixa Econômica Federal e outros especialistas”. A Folha de São Paulo destacou que “Comitê formado por funcionários e ex-dirigentes da Caixa Econômica Federal alertou o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em documento entregue nesta quarta-feira (30), sobre o risco de superendividamento de famílias de baixa renda com a concessão de empréstimos consignados para beneficiários do Auxílio Brasil. No relatório, o grupo sugeriu ao novo governo a revisão da taxa de juros aplicada nessa modalidade de crédito –atualmente de 3,45% ao mês na Caixa– ao nível do menor consignado oferecido pelo banco para contratos já concedidos”
https://recontaai.com.br/lula-recebe-sugestoes-de-empregados-da-caixa-para-o-futuro-do-banco-publico