Grupo entregará, nos próximos dias, propostas construídas coletivamente para o Grupo de Transição
O Comitê Popular de Luta em Defesa da CAIXA finalizou análise das 330 propostas recebidas por empregados, empregadas, aposentadas e aposentados de todo o país. O objetivo dessa iniciativa foi apresentar ao Grupo de Transição Brasil do Futuro, as propostas da CAIXA que queremos para 2023, garantindo uma construção participativa e popular, uma das principais missões do Comitê.
As propostas foram analisadas e categorizadas em uma síntese de onze grandes eixos, em consonância com o papel do banco de principal agente de políticas públicas do Estado brasileiro. A CAIXA é parte determinante para o sucesso do programa de governo do Presidente Lula, assim como foi nos seus dois primeiros mandatos.
Nesse momento, o Brasil precisa de uma CAIXA em que os papéis de principal agente de políticas públicas, parceira estratégica do Estado brasileiro e banco da inclusão social sejam resgatados e muito fortalecidos, em oposição aos caminhos trilhados desde 2016.
O trabalho do Comitê também realizou um resgate histórico dos últimos anos, mostrando como o banco foi importante para o sucesso dos governos progressistas e como a gestão de direita atuou para enfraquecer a instituição. O Comitê também realizou um diagnóstico da situação de áreas estratégicas do banco, com as consequentes propostas para sua reconstrução.
Um novo futuro será construído com a história de milhões de brasileiros que poderão voltar a sonhar com a casa própria, com o Minha Casa Minha Vida, que podem sair da situação de miséria com o Bolsa Família, que almejam o nível superior com o FIES. Todas essas pessoas têm na CAIXA, a guardiã das economias do trabalhador por meio do FGTS e com a oferta de melhores condições de empréstimos e serviços.