Da Redação
Foi um sucesso a realização do Seminário Caixa: um bem público na Vida das Pessoas, evento realizado no auditório da CUT-DF, pelo Comitê Popular de Luta e Defesa da Caixa, em parceria com o Sindicato dos Bancários do DF, FENAE e Reconta aí. Durante quase quatro horas foram debatidos temas estruturantes para o futuro da empresa, definidos neste primeiro Seminário realizado pelo Comitê.
A abertura do evento foi realizada pelo presidente da FENAE, Sérgio Takemoto e pela ex-presidenta da Caixa, Maria Fernanda, que conduziram os trabalhos da mesa diretiva. Eles destacaram que a Caixa desde sempre contribui com a política econômica do país como ferramenta para a geração do desenvolvimento econômico e social do Brasil. Contudo, desde o golpe de 2016, há um desmonte das empresas públicas nacionais que são estratégicas para redução das desigualdades.
Gestão e Governança – A palestrante do bloco Gestão e Governança foi a representante eleita dos empregados no Conselho de Administração da Caixa e coordenadora do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, Rita Serrano. Em sua fala, Serrano fez um resgate histórico do processo de protagonismo dos trabalhadores no conselho de administração de empresas no mundo e no Brasil e sua importância para democratização do espaço público.
Ela disse ainda que “quem mais quer a perenidade de uma empresa são os próprios trabalhadores. Então a ideia de representação de trabalhadores em Conselhos de Administração é mais um espaço de organização dos trabalhadores e de ajudar a discutir a gestão da empresa. São eles quem mais conhecem a organização e essa atuação democratiza as relações de trabalho e o controle social das empresas públicas e privadas.”
O objetivo do Seminário foi refletir sobre a contribuição da Caixa a partir de 2023, considerando a melhor experiência na execução de políticas públicas. Ele integra umas das principais ações do Comitê Popular de Luta e Defesa da Caixa, criado com objetivo de engajar os empregados da Caixa da ativa, clientes e aposentados, a atuarem juntos na reconstrução da empresa, bem como fomentar um movimento de mobilização para defesa da Caixa como instituição capaz de transformar o Brasil novamente.
Assista o primeiro bloco do Seminário aqui:
Veja mais:
Seminário discute o papel da Caixa para cidades mais inclusivas
Debate sobre a importância da Cultura na identidade nacional encerra Seminário Caixa