Da Redação
O último tema do seminário debateu a questão da Cultura. Nestes últimos anos, o Brasil passou por um processo de regressão no campo das artes, com uma gestão que prioriza valores contra a vida. Portanto, é fundamental retomar a importância do investimento empresarial em espaços culturais e no marketing cultural como ferramenta de comunicação.
A palestrante foi a especialista em gestão cultural Chris Ramirez que, em 2019, assessorou a presidência da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, tendo coordenado o processo do projeto de lei que deu origem à Lei Aldir Blanc, junto a sua autora, onde encontra-se atuando neste momento. Em sua fala Ramirez lembrou que o setor cultural que já chegou a representar 6% do PIB nacional e que hoje emprega 11 milhões de trabalhadores é um dos mais atacados pelo atual governo. Ela relembrou os principais ataques que ocorreram ao setor desde 2019, com a destituição de conselhos, aparelhamento e desmonte das instituições de cultura, contingenciamento de recursos e censuras à várias manifestações culturais, inclusive em espaços culturais.
Em contraponto Ramirez também mostrou como as políticas culturais dos governos do PT foram fundamentais para a estruturação, planejamento e expansão do setor no país, ocasião em que foi criado o Sistema Nacional de Cultura e o Plano Nacional de Cultura, que chegou a ter 53 metas em 275 ações. Ela também mostrou o impacto econômico da produção cultural na economia, que traz retorno de R$ 1,80 para cada real investido.
Assista o terceiro bloco do Seminário aqui:
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