CAIXA, um bem público na vida das pessoas.

Seminário “Caixa: um bem público na vida das pessoas” debate o banco que queremos a partir de 2023

Da Redação com Reconta aí

 

O Comitê Popular de Luta em Defesa da Caixa, com apoio da Fenae, Sindicato dos Bancários e portal Reconta aí, realizará no dia 14/06, a partir das 14 horas, o Seminário “CAIXA: um bem público na vida das pessoas”. Vamos refletir juntos sobre nossa contribuição para um novo Brasil, por meio das melhores experiências em Políticas Públicas.

O Seminário ocorrerá no Auditório da CUT, em Brasília, Edifício Venâncio V, subsolo loja 14, Asa Sul.  Para aqueles que não puderem comparecer presencialmente no auditório será possível participar por meio da transmissão ao vivo no canal do Youtube do Comitê, no endereço: https://www.youtube.com/channel/UCLK8CFfcfRLt4ZhOeMF63eQ

Uma Caixa que intervenha na realidade social e econômica do Brasil em favor da população ou o fatiamento do banco público preparando-o para a privatização? Essa é a primeira de muitas questões a serem respondidas em relação ao futuro da Caixa Econômica Federal após as eleições de 2022.

Para respondê-las, bancários, urbanistas, economistas e participantes do Comitê Popular em Defesa da Caixa do Distrito Federal convidam a todos para acompanhar o seminário.

Confira a programação:

Início – 14h

Mediação: Sergio Takemoto – Presidente da FENAE e Maria Fernanda – ex-presidenta da Caixa

 

BLOCO 1 – Gestão e Governança – protagonismo da classe trabalhadora

Rita Serrano, representante dos empregados da CAIXA no Conselho de Administração e coordenadora do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Púbicas.

Reinaldo Marques da Silva, Dirigente pela Volkswagen desde 2006, do comitê sindical empresa e Vice-presidente do comitê mundial dos trabalhadores na Volkswagen desde 2016.

 

BLOCO 2 – Políticas para Cidades Inclusivas – o papel da Caixa, desafios e potencialidades;

Nabil Bonduki, arquiteto e urbanista, professor titular de Planejamento Urbano na FAU-USP. Foi professor visitante na Universidade da California, Berkeley. Colunista da Folha de São Paulo e da Rádio USP.

Ermínia Maricato, foi professora titular da USP. É coordenadora do Projeto BR Cidades. Defensora do Projeto de Iniciativa Popular da Reforma Urbana na Assembleia Nacional Constituinte (1987). Professora visitante da Wittwatershand University of Johhanes burg/ SAfrica e da British Columbia University/Canada

 

BLOCO 3 – Políticas para um Novo Ciclo: Tecnologia, Fundos e Cultura

Caixa: Inovação e novas tecnologias a serviço da inclusão social – Sérgio Amadeu   professor da Universidade Federal do ABC (UFABC), Consultor de Comunicação e Tecnologia.

Os Fundos Públicos e a dinamização da atividade econômica no Brasil – Clóvis Scherereconomista do DIEESE/CUT;

O papel da Cultura na reconstrução do Brasil e reforço da identidade nacional; Chris Ramirez, especialista em produção e gestão cultural.

 

Encerramento – 17h.