{"id":859,"date":"2022-09-25T19:00:01","date_gmt":"2022-09-25T19:00:01","guid":{"rendered":"https:\/\/bemnavidadaspessoas.com.br\/?p=859"},"modified":"2022-12-05T10:51:21","modified_gmt":"2022-12-05T13:51:21","slug":"por-uma-nova-imagem-institucional","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/bemnavidadaspessoas.com.br\/2022\/09\/25\/por-uma-nova-imagem-institucional\/","title":{"rendered":"Por uma nova imagem institucional"},"content":{"rendered":"
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Da Reda\u00e7\u00e3o<\/p>\n
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A express\u00e3o \u201csepulcro caiado\u201d, muito utilizada no universo crist\u00e3o, resume bem o que acontece na CAIXA como um todo e serve para descrever o que ocorreu na \u00e1rea de comunica\u00e7\u00e3o e marketing, desde 2019. Para esconder os podres acontecimentos patrocinados nos \u00faltimos anos, nada melhor do que uma boa pincelada de cal para deixar tudo branquinho e bonito aos olhos dos ingleses. Mas o fedor da tumba exala e indica que h\u00e1 muitos esqueletos que precisam sair do buraco.<\/p>\n
O mais importante para o novo momento pol\u00edtico \u00e9 pensar o que uma administra\u00e7\u00e3o democr\u00e1tica pode fazer de diferente. Al\u00e9m de aproveitar os t\u00e9cnicos qualificados e que sobrevivem em um ambiente pouco salubre, ser\u00e1 necess\u00e1rio lidar com o entulho autorit\u00e1rio tocado por militares infiltrados na empresa e seus omissos ou complacentes apoiadores. Afinal, comunica\u00e7\u00e3o \u00e9 lugar para publicit\u00e1rios, jornalistas, rela\u00e7\u00f5es p\u00fablicas, marqueteiros, t\u00e9cnicos das m\u00eddias sociais… e n\u00e3o para quepes e coturnos.<\/p>\n
O primeiro p\u00fablico que merece especial aten\u00e7\u00e3o da comunica\u00e7\u00e3o empresarial deve ser o interno, incluindo prestadores de servi\u00e7o, parceiros comerciais e fornecedores. Se o empregado n\u00e3o acredita na qualidade do produto que vende, como fazer o cliente comprar? O respeito oferecido no balc\u00e3o reflete o que cada trabalhador recebe do seu patr\u00e3o. O fim do ass\u00e9dio e o restabelecimento de uma comunica\u00e7\u00e3o franca, plural e construtiva deve estar no centro do debate para surgirem linhas de a\u00e7\u00e3o que n\u00e3o sejam propaganda enganosa.<\/p>\n
Um banco p\u00fablico deve ter em sua comunica\u00e7\u00e3o um car\u00e1ter educativo, que oriente o cr\u00e9dito consciente e tenha o respeito como valor universal. Seja pelo outro, pelos recursos naturais, pelo pa\u00eds ou pela diversidade. Isso acontece quando a atitude dos dirigentes se reflete n\u00e3o apenas nas comunica\u00e7\u00f5es oficiais e mediadas, mas tamb\u00e9m nas reuni\u00f5es reservadas, em que um padr\u00e3o se cria como uma matriz positiva de como devem ser pautadas todas as rela\u00e7\u00f5es dentro da empresa.<\/p>\n
A \u00e1rea de comunica\u00e7\u00e3o e marketing atua hoje como um balc\u00e3o que \u201ctira pedidos\u201d. Que recebe e elabora conte\u00fados para serem disparados em m\u00eddias sociais, em ve\u00edculos tradicionais ou nos setores definidos pelos secretos or\u00e7amentos dos aliados pol\u00edticos. At\u00e9 no Power Point oficial prevalece as cores do partido governamental, que se apropriou dos s\u00edmbolos da P\u00e1tria. O verde e amarelo s\u00e3o cores belas, mas h\u00e1 dezenas de outras que foram banidas da comunica\u00e7\u00e3o oficial e que tamb\u00e9m refletem a pluralidade dos clientes e produtos da CAIXA.<\/p>\n
A CAIXA Cultural merece recuperar o status, or\u00e7amento, liberdade e pluralidade que a tornou t\u00e3o importante para o Brasil. Restabelecer processos de sele\u00e7\u00e3o p\u00fablica para espet\u00e1culos, exposi\u00e7\u00f5es, oficinas e todas as formas de express\u00e3o art\u00edstica deve ser uma prioridade. Recuperar os p\u00fablicos que amam a arte \u00e9 importante para fortalecer a imagem da empresa das m\u00eddias sociais.<\/p>\n
Um banco n\u00e3o pode pensar apenas em lucro econ\u00f4mico. A imagem institucional sempre se reflete em ganhos de longo prazo. Quem sabe se possa sonhar com uma Funda\u00e7\u00e3o, um centro cultural nos moldes do CCBB, com possibilidades muito mais ampliadas.<\/p>\n
A comunica\u00e7\u00e3o precisa ser inclusiva, afinal a CAIXA \u00e9 o banco mais plural do Brasil. Falar com ricos e pobres, com quem tem Iphone e com quem n\u00e3o usa qualquer dispositivo. Chegar ao lar de quem vive nos grandes centros urbanos ou daqueles que recebem o atendimento das ag\u00eancias barco. Ser compreendida por catedr\u00e1ticos e por quem sobrevive da reciclagem de materiais que s\u00e3o produzidos na casa de cada brasileiro.<\/p>\n
Resgatar a fun\u00e7\u00e3o e o papel dos grandes eventos tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio. Quanto de m\u00eddia espont\u00e2nea gera um Feir\u00e3o Imobili\u00e1rio? Quantos neg\u00f3cios realizados? Quantos sonhos da casa pr\u00f3pria concretizados e eternizados na vida de milh\u00f5es de brasileiros? A presen\u00e7a f\u00edsica da CAIXA sempre se reverteu em \u00f3timos ganhos institucionais e econ\u00f4micos.<\/p>\n
O relacionamento com a imprensa tamb\u00e9m \u00e9 muito importante. E isso significa estabelecer uma conviv\u00eancia respeitosa com os jornalistas dos ve\u00edculos tradicionais e daqueles que atuam nas m\u00eddias sociais e n\u00e3o convencionais. Uma presen\u00e7a que pode ser feita n\u00e3o apenas pelos dirigentes, mas por t\u00e9cnicos e gestores de todas as partes do pa\u00eds, sempre com a orienta\u00e7\u00e3o dos profissionais capacitados das assessorias de imprensa. Retomar Lives<\/em> para presta\u00e7\u00e3o de servi\u00e7os tamb\u00e9m pode gerar o engajamento de muitos profissionais das novas m\u00eddias. Sobretudo, \u00e9 importante preservar a impessoalidade. Afinal, empresa p\u00fablica n\u00e3o deve ser palanque para ningu\u00e9m.<\/p>\n A revis\u00e3o dos crit\u00e9rios publicit\u00e1rios e de patroc\u00ednio deve levar em conta os valores de um governo democr\u00e1tico e popular, fundamentado na transpar\u00eancia, participa\u00e7\u00e3o, pluralidade, respeito e preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente. \u00c9 premente mapear onde os recursos s\u00e3o aportados, retirando o patroc\u00ednio de ve\u00edculos e programas que promovam a mentira, a intoler\u00e2ncia e ideias que atentem contra as liberdades individuais e a paz social.<\/p>\n Como um espelho capaz de refletir as nuances de uma fantasia de Carnaval, a comunica\u00e7\u00e3o da CAIXA pode recuperar o brilho e a alegria da maior festa popular do Brasil.\u00a0 A comunica\u00e7\u00e3o de um banco p\u00fablico tem a obriga\u00e7\u00e3o de ser balizadora dos valores de toler\u00e2ncia, respeito e da diferen\u00e7a positiva.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Comunica\u00e7\u00e3o da CAIXA se tornou an\u00e3 com a meritocracia do compadrio e do conservadorismo Da Reda\u00e7\u00e3o A express\u00e3o \u201csepulcro caiado\u201d, muito utilizada no universo crist\u00e3o, resume bem o que acontece na CAIXA como um todo e serve para descrever o que ocorreu na \u00e1rea de comunica\u00e7\u00e3o e marketing, desde 2019. Para esconder os […]<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":860,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_jetpack_memberships_contains_paid_content":false,"footnotes":""},"categories":[7],"tags":[9,13],"class_list":["post-859","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-noticias","tag-destaque","tag-hora-do-sipon"],"yoast_head":"\n