{"id":3358,"date":"2024-07-13T17:32:42","date_gmt":"2024-07-13T20:32:42","guid":{"rendered":"https:\/\/bemnavidadaspessoas.com.br\/?p=3358"},"modified":"2024-07-13T17:33:46","modified_gmt":"2024-07-13T20:33:46","slug":"diminuicao-do-atendimento-aos-clientes-sem-entregar-avancos-consistentes-na-area-digital-caixa-anuncia-fechamento-de-agencias","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/bemnavidadaspessoas.com.br\/2024\/07\/13\/diminuicao-do-atendimento-aos-clientes-sem-entregar-avancos-consistentes-na-area-digital-caixa-anuncia-fechamento-de-agencias\/","title":{"rendered":"Diminui\u00e7\u00e3o do atendimento aos clientes – Sem entregar avan\u00e7os consistentes na \u00e1rea digital, Caixa anuncia fechamento de ag\u00eancias"},"content":{"rendered":"
Aposentados e pensionistas, benefici\u00e1rios de programas sociais, clientes que abriram contas recentemente, esse \u00e9 o p\u00fablico que mais sentir\u00e1 falta das 128 ag\u00eancias que a Caixa pretende fechar este ano. Grupos socialmente vulner\u00e1veis, com pouco letramento digital e que ter\u00e3o que percorrer dist\u00e2ncias maiores para conseguir o atendimento presencial necess\u00e1rio \u00e0s suas particularidades.\u00a0<\/span><\/p>\n O an\u00fancio foi feito pelo banco durante a primeira mesa de negocia\u00e7\u00e3o entre a Fenaban e o Comando Nacional dos Banc\u00e1rios no \u00e2mbito da Campanha Nacional Unificada dos Banc\u00e1rios 2024, e suscitou uma s\u00e9rie de preocupa\u00e7\u00f5es do Comando Nacional. Composto por diversas entidades representativas de banc\u00e1rios de todo o pa\u00eds, o Comando – como \u00e9 chamado –\u00a0 focou em garantir que empregadas e empregados n\u00e3o sofressem preju\u00edzos com o fechamento das ag\u00eancias.\u00a0<\/span><\/p>\n Empregados remanejados, clientes abandonados<\/b><\/p>\n Os representantes dos empregados conseguiram garantias da Caixa em rela\u00e7\u00e3o ao tema: a manuten\u00e7\u00e3o da fun\u00e7\u00e3o e da remunera\u00e7\u00e3o; aos que ser\u00e3o transferidos, a Caixa garantiu uma posi\u00e7\u00e3o em ag\u00eancias pr\u00f3ximas \u00e0s que forem fechadas e o remanejamento para empregados que desempenham as fun\u00e7\u00f5es de caixa, tesoureiro, avaliador de penhor e gerente PJ para ag\u00eancias pr\u00f3ximas \u00e0s fechadas.\u00a0\u00a0<\/span><\/p>\n Contudo, para a popula\u00e7\u00e3o acostumada \u00e0s ag\u00eancias a mudan\u00e7a para as ag\u00eancias digitais promete causar problemas imensos. Sem conhecimento para a utiliza\u00e7\u00e3o de sites e aplicativos, diversos grupos que antes iam \u00e0s ag\u00eancias f\u00edsicas ficar\u00e3o ref\u00e9ns do atendimento ao cliente pelo telefone, e ser\u00e3o presas f\u00e1ceis para golpistas digitais.\u00a0<\/span><\/p>\n A progressiva transfer\u00eancia dos atendimentos em ag\u00eancias f\u00edsicas para a internet n\u00e3o funciona na Caixa como em outros bancos. Pelo seu perfil de clientes, a Caixa precisa manter postos de atendimento f\u00edsicos, como mostram as imensas filas no in\u00edcio dos pagamentos do Programa P\u00e9-de-Meia, e as mais recentes filas para o recebimento de benef\u00edcios para as v\u00edtimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Postos de atendimento que j\u00e1 contavam com menos funcion\u00e1rios do que o necess\u00e1rio para um atendimento digno \u00e0 popula\u00e7\u00e3o e para evitar a sobrecarga dos empregados que se desdobram em muitos para dar conta da demanda.<\/span><\/p>\n \u00c1rea de TI muito aqu\u00e9m do que a Caixa precisa e do que a popula\u00e7\u00e3o merece<\/b><\/p>\n \u00a0A sensa\u00e7\u00e3o de falta de planejamento da atual presid\u00eancia persiste. Ao buscar transferir clientes de 128 ag\u00eancias f\u00edsicas para ag\u00eancias digitais esperava-se um incremento na estrutura de TI do banco.\u00a0<\/span><\/p>\n Por\u00e9m, a TI da Caixa parece mais sem rumo do que nunca: problemas que afetaram os clientes durante a declara\u00e7\u00e3o de imposto de renda, aplicativos muitas vezes inst\u00e1vel e as desastrosas declara\u00e7\u00f5es de um consultor durante o evento da Febraban Tech.<\/span><\/p>\n Uma somat\u00f3ria de problemas que se n\u00e3o resolvidos poder\u00e3o desestruturar ainda mais uma \u00e1rea que precisa de investimento de recursos, humanos e financeiros. A escolha de um consultor para falar no principal evento de tecnologia banc\u00e1ria do ano mostra a desvaloriza\u00e7\u00e3o da \u201cprata da casa\u201d, funcion\u00e1rios com anos de Caixa, alt\u00edssimo n\u00edvel t\u00e9cnico e um comprometimento que gera frutos de t\u00e3o boa qualidade quanto o desenvolvimento de um aplicativo para o pagamento do Aux\u00edlio Emergencial em pouqu\u00edssimo tempo.<\/span><\/p>\n Essa desorganiza\u00e7\u00e3o t\u00eam um custo alto para a Caixa, para os empregados e para a sociedade. Frente ao descaso, n\u00e3o \u00e9 de se estranhar que muitos apostem que esse n\u00edvel de sucateamento antecede uma tentativa de privatiza\u00e7\u00e3o da \u00e1rea. Afinal, desde o final de 2023, quando assumiu a presid\u00eancia do banco, <\/span>Carlos Vieira assumiu que a aproxima\u00e7\u00e3o com as fintechs seria um dos pilares de sua gest\u00e3o<\/span><\/a>.\u00a0<\/span><\/p>\n Est\u00e1 faltando \u00e0 Caixa uma gest\u00e3o que se preocupe mais com a pr\u00f3pria Caixa, e com todo o seu ecossistema, do que com prestar contas a um grupo pol\u00edtico que sequer tem dado sustenta\u00e7\u00e3o ao controlador da Caixa, o governo federal.\u00a0<\/span><\/p>\n <\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Aposentados e pensionistas, benefici\u00e1rios de programas sociais, clientes que abriram contas recentemente, esse \u00e9 o p\u00fablico que mais sentir\u00e1 falta das 128 ag\u00eancias que a Caixa pretende fechar este ano. 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